Definição dos Termos Técnicos

“Pressão Absoluta” – É o valor total de uma unidade de força exercida por um fluido sobre uma área. Soma-se a pressão atmosférica mais a pressão manométrica.

“Exatidão de Medição” – Grau de concordância entre o resultado de uma medição e um valor verdadeiro do mensurado. Exatidão é um conceito quantitativo. O termo “Precisão” não deve ser utilizado como exatidão.

“Exatidão de um Instrumento de Medição” – Aptidão de um instrumento de medição para dar respostas próximas a um valor verdadeiro.

“Classe de Exatidão” – Classe de instrumentos de medição que satisfazem a certas exigências metrológicas destinadas a conservar os erros dentro de limites especificados.

“Corrente Alternada” – É a corrente que inverte a polaridade em uma freqüência uniforme.

“Pressão Atmosférica” – Unidade de força exercida pelo peso atmosférico (Pressão Barométrica).

“Cavitação” – É a formação de pequenas bolhas no processo que implodem violentamente.

“Contatos” – Elementos mecânicos usados em circuitos elétricos para abrir ou fechar contatos.

“Coeficiente de Vazão de uma Válvula” – É o numero de litros por minuto de água a 15,6 ºC que passa através de uma válvula sob pressão de 1 psi.

“Zona Morta” – Intervalo máximo no qual um estímulo pode variar em ambos os sentidos, sem produzir variação na resposta de um instrumento de medição.

“Corrente Contínua” – É a corrente com polaridade fixa.

“Chave de Comutação Dupla” – Chave com dois estágios de contatos que inverte o chaveamento dos contatos simultaneamente. Cada estágio possui contatos duplos “Normalmente Abertos e Normalmente Fechados”.

“Umidade” – É a quantidade de umidade contida no ar.

“Umidade” – É a quantidade de umidade contida no ar.

“Impedância” – É a oposição da corrente alternada em um circuito elétrico que é constituído de uma reatância indutiva, reatância resistiva ôhmica ou de reatância capacitiva.

“Pico Máximo de Pressão” – É o limite de segurança de pressão para o invólucro do dispositivo, mas, que pode danificar o mecanismo pela aplicação continua ou repetitiva.

“Mensurando” – Grandeza específica submetida á medições, objeto da medição.

“Padrão de Rosca”.

“Interruptor de Nulo” – Interruptor de contato flutuante ou contato de zona morta. Muito utilizado para reversão de motores.

“pH” – Unidade de grandeza que indica o grau de acidez ou alcalinidade de uma solução em que varia de 0 (muito ácida), para 7 (neutro) ou 14 (muito alcalino).

“Queda ou Diminuição de Pressão” – É a diferença entre a subida e a descida de pressão com um fluido que passa por uma válvula.

“Escala” – É o campo de atuação de um dispositivo de medição. O campo de atuação da medição de pressão diferencial ou vazão é determinado pelo elemento sensor interno. Em um controle elétrico, o ajuste de atuação pode ser escolhido dentro de uma escala operacional.

“Pressão Nominal” – É a pressão aplicada permitida em contato com os componentes sem o risco de se danificar em funcionamento continuo ou repetitivo.

“Umidade Relativa” – A umidade relativa é a relação existente entre a umidade absoluta do ar e a umidade absoluta do mesmo ar no ponto de saturação na mesma temperatura. Normalmente é indicada em (% UR).

Aptidão de um instrumentos de medição em fornecer indicações muito próximas em repetidas aplicações do mesmo mensurado, sob as mesmas condições de medição.

“Repetitividade” – Grau de concordância entre os resultados de medições sucessivas de um mesmo mensurando efetuadas sob as mesmas condições de medição.

“Resolução” – Menor diferença entre indicações de um dispositivo mostrador que pode ser significativamente percebida (normalmente ½ (metade) de uma divisão).

  1. Para dispositivo indicador digital é a variação na indicação quando o dígito menos significativo varia de uma unidade
  2. Este conceito se aplica a um dispositivo registrador.

“Ponto de Saturação” – É quantidade máxima de vapor d’água que o ar pode conter, em uma determinada temperatura.

“Comunicação Serial” – Envia um bit por vez em uma linha de transmissão simples.

“Ajuste ou Ponto de Atuação” – É o exato ponto de operação na escala de unidade. Ex; A exata pressão de ar ou de vazão, faz com que um interruptor elétrico atue.

Sistema internacional de unidades. Sistema coerente de unidades adotado e recomendado pela Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM).

“Chave de Comutação Simples” – Dupla combinação de contatos reversíveis “Normalmente Aberta e Normalmente Fechada”, em um único estagio.

“Estado Sólido” – São dispositivos de controle eletrônicos que não possuem partes móveis.

“Amplitude da faixa nominal” – Diferença, em módulo, entre os dois limites de uma faixa nominal.

“Compensação de Temperatura” – É a correção para a influência da temperatura causada em um mensurado.

“Transdutor” – Transdutores são dispositivos que transformam um tipo de energia, em um outro tipo de energia, utilizando para isso um elemento sensor que recebe os dados e os transforma. Por exemplo, o sensor pode transformar informações não elétricas de temperatura, velocidade, pressão, pH e outras, em informações elétricas como tensão, corrente, resistência.

“Transmissor” – É um dispositivo que amplifica sinal de baixa intensidade emitido por um sensor ou transdutor, em um sinal de corrente de nível mais elevado para a transmissão a locais remotos onde possa ser apropriadamente processado.

“Viscosidade” – É a propriedade dos fluidos correspondente ao transporte microscópico da quantidade de movimento por difusão molecular. Ou seja, quanto maior a viscosidade, menor é a velocidade em que o fluido se movimenta.

Explore Smarty