ROTÂMETRO RATE MASTER® - SÉRIE RM

 

Moldado em Resistente Plástico de Policarbonato

Usado como Indicador ou para Controlar Manualmente Fluxo de Ar ou Gases e Vazão de Água


 

A linha de rotâmetros da Dwyer, distribuída pela Hygro-Therm, incorpora características únicas, que oferecem leituras precisas e diretas a um custo moderado. Esses rotâmetros, de baixo custo, são apropriados para uso geral com gases e líquidos compatíveis.

Desenho de fácil leitura - A escala de leitura direta elimina conversões problemáticas. As escalas de alumínio escovado são pintadas em epóxi, com graduação em os ambos lados do tubo indicador. As guias especiais integrais de vazão mantêm e estabilizam o flutuador no canal da escala, evitando oscilações indesejáveis.O flutuador de alta visibilidade contrasta com fundo branco. 

Construção precisa assegura exatidão - Todos os corpos dos  rotâmetros Rate-Master são moldados em resistente plástico inquebrável de policarbonato transparente, injetado em um pino cônico de precisão. O diâmetro variável do furo interno do tubo é crítico, e se mantém dentro de  ±0.0004". O resultado é precisão com repetitividade de leituras. O corpo plástico peça única, é montado com um suporte traseiro em aço inox onde as roscas de entradas são soldadas para absorção de torque.                                              

As válvulas de ajuste da vazão em latão (BV) ou aço inox (SSV), são disponíveis como opção extra e permitem ajuste de vazão com precisão. Para aplicações em vácuo, são disponíveis as unidades do modelo RMA com a válvula montada no topo (TMV). Os modelos pequenos da série RMA, fornecem precisão de ±4% da leitura fundo de escala, série RMB até 3% e a série RMC em tamanho grande ±2%. 

Instalação  simplificada - O  Rate-Master pode ser montado diretamente no painel, mantendo os tubos de vazão centralizados no mesmo plano da superfície do painel ou embutida, fixando-o pelos furos do suporte. Quando a montagem em painel for embutida, automaticamente o bisel posiciona a correta profundidade no corte do painel. Unidades montadas na superfície também podem ser fixadas pela tubulação. São fornecidos acessórios de montagens junto com manual de instalação e operação. 

Fácil limpeza - Para remover o Rotâmetro, solte os quatro parafusos que prendem o corpo plástico à base de aço inox e puxe-o da base. Deste modo, as conexões e tubulações permanecem no local sem alteração. Retire a tampa deslizante e o plugue do limite do flutuador e execute a limpeza no tubo com água e sabão, montando-o novamente. É muito simples.

Fácil intercâmbio do corpo plástico - Com a série de rotâmetros Rate-Master, o intercâmbio do corpo plástico por outro é instantâneo, graças ao sistema de plugagem rápida instalado na base de aço inox, que permite estas operações, sem a necessidade de remover as mangueiras. Os anéis de vedação na entrada e saída, oferecem perfeita vedação. O intercâmbio é muito útil em plantas industriais ou laboratórios, onde diferentes escalas de faixas de vazão são empregadas no mesmo local.

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:

Partes em contato com o processo: Aço inox (exceto para válvulas em latão opcional); Corpo: Em Policarbonato; Flutuador: Aço inox, Vidro preto, Alumínio, K Monel, Tungstênio Carbide; Anel de Vedação: Neoprene e Buna N.

Botão de Ajuste: Em plástico ABS.

Limite de Pressão: 6,9bar (100psi).

Limite de Temperatura: 54ºC (130ºF).

Classe de exatidão: Mod. RMA: 4%; Mod. RMB: 3%; Mod. RMC: 2% fundo de escala.

Conexão ao Processo: Mod. RMA: 1/8”; Mod. RMB: 1/4”; Mod. RMC: 1/2"NPT.

Peso: Mod. RMA: 113,4 gramas; Mod. RMB: 368,5 gramas; Mod. RMC 1105,6 gramas.

 

Opções e Acessórios

 

 

Bandeira de sinalização - de plástico transparente, deslizante, com traço retilíneo vermelho é encaixada entre os biseis verticais, oferecendo ajuste variável para referência do nível de fluxo. 
 

Especiais – faixas e escalas especiais, especificações de montagem, etc. estão disponíveis para pedidos especiais ou em quantidades para OEM

 

 

Válvula métrica de ajuste montada no topo – de precisa construção para aplicação em vácuo. Somente Modelos RMA.

 

SÉRIE RM RATER-MASTER® MODELOS E FAIXAS


 

 

MODELOS E ACESSÓRIOS (Acrescentar no código do modelo–ex.: RMA-1-SSV)

 

Material

Código

 

Válvula

Latão

BV

 

Aço Inox

SSV

 

Válvula montada no topo

Aço Inox

TMV

Fornecida somente no Mod. RMA para Ar (usada em vácuo)

Kit Regulador para

 Série RMA

 

RKA

 

 Kit Regulador para

 Série RMB

 

RK-RMB

 

 

Água

Ar

LPM = Litros por minuto (l/min)

LPM   =  Litros por Minuto (l/min)

GPH = Galões por Hora (g/h)

SCFM =  Pés Cúbicos Standard por Minuto (pé3/min)

GPM = Galões por Minuto (g/min)

SCFH =  Pés Cúbicos Standard por Hora (pé3/h)

CC    = Centímetros cúbicos (cm3)

CC     =  Centímetros cúbicos (cm3)    

 

CUIDADO 

Os rotâmetros Rate-Master, da Dwyer, são desenhados para oferecer serviços satisfatórios a longo prazo, quando usados com ar, água, gases e líquidos compatíveis. Para maiores informações de gases e líquidos questionáveis, consulte a Hygro-Therm.

Soluções cáusticas, anticongelantes (etileno glicol) e solventes aromáticos não podem ser usados.

VOLTAR  |  ADICIONAR AO OR´┐ŻAMENTO
Copyright © 1999 - 2018 - Hygro-Therm ® - Todos os Direitos Reservados
R. Paulino Rolim de Moura, 102 - Vila Feliz - São Paulo/SP • CEP: 03616-050 • Tel: (0xx11) 2687-0328 • 2687-0686 • 2687-1522 • Fax: (0xx11) 2684-5279
e-mail: hygro-therm@hygro-therm.com.br