À prova de explosão; obedece as Normas UL e CSA, Classe I, Grupos C e D; Classe II, Grupos E, F, G.

CENELEC:  EExd IIB T6. (Temperatura ambiente = 75°C).

SAA: Exd IIB T6. (Temperatura ambiente = 75°C) IP66 CI I, Zona I; aprovação FM.

 

Compacta e segura, a Chave de Nível com Flutuador Modelo L4, distribuída pela Hygro-Therm, utiliza o corpo da Chave de Fluxo Flotect® Modelo V4, de aprovação comprovada, para controlar com segurança o nível de líquidos para ligar ou desligar bombas, abrir e fechar válvulas e ativar alarmes.  Instalada em milhares de tanques e nas indústrias do mundo inteiro, este exclusivo projeto de chave com atuação magnética vêm apresentando um superior desempenho.  Funcionamento que dispensa foles, molas, ou selos que poderiam travar ou falhar.  É facilmente instalada ou substituída em campo, através de uma (thredolet) bucha adaptadora com rosca de 1 ½” soldado na parede do tanque.  O conjunto elétrico pode ser removido ou substituído sem necessidade de retirar toda a chave do tanque.  A configuração da haste limita o ângulo de atuação do flutuador evitando que o mesmo se posicione verticalmente.  O flutuador é fabricado em aço inoxidável AISI 316 para operar com fluídos corrosivos compatíveis.  A chave pode ser utilizada em fluídos com peso específico a partir de 0,7.

 

Características importantes: A simplicidade do projeto com um corpo à prova de vazamento, usinado em barra maciça de matéria prima controlada, suporta pressões até 140 kg/cm² (2000 psig), eliminando a possibilidade de penetração dos fluídos do processo no compartimento da chave.  A tampa rosqueada de eclausuramento do conduíte permite a inspeção ou a substituição do conjunto elétrico sem interrupção do processo ou remoção do conduíte elétrico.  A alimentação elétrica deve ser interrompida durante a inspeção. A chave é facilmente instalada diretamente na lateral do tanque através de um thredolet ou flange. Todos os modelos são à prova de explosão e obedecem as classificações UL e CSA para Classe I, Grupos C e D. Classe II, Grupos E, F e G ou à prova de chamas conforme norma CENELELC/SAA EExd IIB T6; com aprovação FM.

 

APLICAÇÕES :

A Chave de Nível com Flutuador Modelo L4 tem a finalidade de manter líquidos em tanques em um nível predeterminado através da atuação direta no controle de bombas.  É também muito utilizada para controlar níveis de fossas, níveis de líquidos nos sistemas de limpeza e operações automáticas de esvaziamento de tanques.  Controla níveis e aciona alarmes em tanques hidro-pneumáticos, caldeiras de baixa pressão e outros inúmeros processos de consumo de águas e tratamentos de esgotos.  Um flutuador especial, com suporte em forma de L, permite a montagem vertical no topo de tanques para controlar sobrecargas de líquidos e ativar alarmes.

 

Ilustrações das aplicações das 

chaves de nível com flutuador Flotect.



ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:

Limites de Temperatura de trabalho: Temperatura padrão: 135°C (275°F).  Alta temperatura, com opção MT (sem UL, CSA ou CENELEC/SAA): 205°C (400°F) no máximo.

Pressão de Trabalho: Corpo em latão 70 kg/cm² (1000psig).  Flutuador 7,0 kg/cm² (100 psig).  Veja dados para flutuadores adequados a outras pressões.

Capacidade Elétrica: UL, FM e CENELEC/SAA: 10 A @ 125/250 VCA.  CSA: 5 A @ 125/250 VCA, 5 A resistivo, 3 A indutivo @ 30 VCC. Capacidades opcionais (sem UL, CSA ou CENELEC/SAA), opção MV: contatos em ouro para circuitos secos. Capacidade de 1 A @125 VCA, 1 A resistivo, 0,5 A indutivo @ 30 VCC. Opção MT: 205°C (400°F) 5 A @ 125/250 VCA.

Fiação Elétrica: Unidades UL e CSA: fio de cobre com bitola 16 AWG medindo 152 mm (6”) de comprimento, ligado mecanicamente e soldado à chave de contato. Unidades CENELEC/SAA: placa de terminais.

Corpo do Instrumento: Peça inteiriça, usinada e perfurada em latão ou em aço inoxidável AISI 316.

Flutuador: Em aço inoxidável AISI 316, medindo 41 mm x 127 mm (1 5/8 x 5”), para pressão máxima de 100 psig (7 kg/cm²) e peso específico mínimo de 0,7. Incluindo acabamento em aço inoxidável AISI 430 e soldas em prata.  Flutuadores opcionais: em aço inoxidável AISI 316 para 150 psig (10 kg/cm²) e  peso específico mínimo de 0,7;  em aço inoxidável AISI 304 para  300 psig (20 kg/cm²) e peso específico mínimo de 0,7;  em aço inoxidável AISI 304 para 50 psig (3,5 kg/cm²) e peso específico mínimo de 0,5.  Há também opção de flutuador esférico com 64 mm (2 ½”) de diâmetro externo.

Conexões da Tubulação: Rosca padrão de 1 ½” NPT-M para montagem com thredolet de 1 ½”. Para flutuadores opcionais há necessidade de roscas de 2 ½” NPT-M. Para outras montagens verifique o item Aplicações.  Adaptadores thredolet disponíveis.

Proteção: NEMA-4 (IP56) padrão, à prova de vazamentos.

Instalação: Na posição horizontal padrão. Unidades para instalação vertical sob encomenda.

Peso: 2,07 kg (4 lb 9 oz).

 

Opções: Todas as partes em contato com o processo em aço inoxidável AISI 316. Protetores magnéticos em liga de níquel. Flutuadores para fluídos leves, alta pressão e serviço corrosivo. Circuitos DPDT.

Banda Morta Padrão: 19 mm (3/4”) aproximadamente.

 

Modelos

MODELO

DESCRIÇÃO

Preço Entrega
L4 Latão, montagem na parede lateral   Sob consulta
L4-SS AISI 316SS* montagem na parede lateral   Sob consulta
L4-TOP Latão, Vertical (montagem no topo)   Sob consulta
L4-SS-TOP AISI 316SS* Vertical (montagem no topo)   Sob consulta

 

* Corpo e Flutuador Modelo L4 em aço inoxidável AISI 316 com protetor magnético em aço inoxidável AISI 430 (parte em contato com o processo).  Para protetor magnético opcional em aço inoxidável AISI 316 especifique todas as partes em contato com processo em aço inoxidável AISI 316.

 

Opções para os modelos acima – acrescente sufixos aos números dos modelos:

SUFIXO DESCRIÇÃO PREÇO ENTREGA
-D Contatos DPDT.   Sob consulta
 -MT Construção para alta temperatura (205°C/400°F) disponível em todos os modelos em aço inoxidável (sem UL, CSA ou CENELEC/SAA).   Sob consulta
-TR Relê de retardamento.  Dois relês SPDT, ajustáveis de 0-1 a 0-31 minutos (sem UL, CSA ou CENELEC/SAA).   Sob consulta
-CN Construção com aprovação CENELEC/SAA.   Sob consulta
-NI Protetores magnéticos em liga de níquel.   Sob consulta
-MV

Contatos em ouro para circuitos secos.

  Sob consulta

 

SUGESTÕES PARA ESPECIFICAÇÃO NOS PEDIDOS

Chave de nível com flutuador em aço inoxidável AISI 316 com atuação magnética. Partes em contato com o processo em metal. Dispensa anéis de vedação em elastômero ou plástico, dispensa diafragmas e juntas para conter os fluídos do processo.  As chaves devem ser à prova d’água e de explosão.  Devem ser de fabricação da W.E.Anderson, Modelo No. L4.

  

VOLTAR  |  ADICIONAR AO OR´┐ŻAMENTO
Copyright © 1999 - 2018 - Hygro-Therm ® - Todos os Direitos Reservados
R. Paulino Rolim de Moura, 102 - Vila Feliz - São Paulo/SP • CEP: 03616-050 • Tel: (0xx11) 2687-0328 • 2687-0686 • 2687-1522 • Fax: (0xx11) 2684-5279
e-mail: hygro-therm@hygro-therm.com.br