Controladores de Nível de Pós e Produtos Granulados Séries Ultra Mag™, TFL, PLS, LTS, CLS, e TFLS

As aplicações envolvendo controle de nível são uma das atividades mais interessantes desenvolvidas pela Hygro-Therm, devido à grande variedade de tecnologias de controladores.

Há varias maneiras de se controlar o nível de pós e produtos granulados.

Com o recente lançamento do Controlador de Nível Tipo Vibratório Série TFLS e do Controlador de Nível Tipo Inclinado Série LTS pela Proximity Controls, a Hygro-Therm agora pode oferecer cinco diferentes tecnologias para controle de nível de pós e produtos granulados. São elas: tecnologia de Diafragma, de , de Inclinação, Capacitiva e de Vibração. Surge, então, uma pergunta: “Como posso saber qual dessas tecnologias devo usar na minha aplicação?”. Oferecemos aqui um guia simples que irá ajudá-lo a escolher a tecnologia adequada.

Controladores de Nível com Diafragma Série Ultra Mag™

A tecnologia mais antiga e mais simples é a dos Controladores com Diafragma Série Ultra Mag™. Esses controladores são instalados com auxilio de um flange na parede lateral externa do silo ou reservatório ou no topo do mesmo, suspenso por um tubo. O controlador atua à medida que a altura do material aumenta no interior do reservatório e o seu peso faz pressão contra o diafragma. Quando o nível do material decresce abaixo do diafragma o controlador reverte ao seu estado normal.

A Série Ultra Mag™ oferece a característica patenteada pela Proximity Controls do Grupo Dwyer e distribuída pela Hygro-therm são compostos de atuação magnética, com vedação do compartimento elétrico, isolando o material de processo, reduzindo a manutenção, aumentando a sensibilidade e tornando o instrumento muito confiável.

A maior vantagem do controlador com diafragma é que os instrumentos são nivelados (“flush”) e não possuem um sensor distendido dentro do recipiente, tornando-os ideais para materiais pesados, fluentes, ou constituídos de partículas graúdas, onde um sensor ou uma pá semelhante aos outros tipos de sensores poderia quebrar-se facilmente. Também dispensam calibração e alimentação elétrica.

Observações: Por serem sensíveis à pressão, necessitam de um diafragma com ventilação nas aplicações com recipientes pressurizados. Por serem um dispositivo mecânico com diafragma, o desgaste vai depender do tempo de uso.

Controladores de Nível com Pá Série PLS

Os Controladores de Nível com Pá Série PLS são o meio mais comum de se controlar o nível de pós e volumes sólidos. Esse tipo de controlador também é instalado com um flange na parede externa do reservatório ou instalado no topo do mesmo com um tubo de extensão. Esses controladores incorporam um motor que faz girar uma pá no interior do reservatório. À medida que a altura do material aumenta no interior do reservatório, cobrindo a pá, o peso do material interromperá a rotação da pá, desligando o motor e acionando o controlador. Quando o nível do material cair abaixo da pá, uma mola acionará o motor novamente e o controlador retornará ao seu estado normal.

Os Controladores de Nível com Pá da Série PLS pertencem á Proximity Controls e distribuído pela Hygro-Therm, incorpora uma ligação magnética isolando o compartimento elétrico do material do processo, reduzindo a manutenção e aumentando a confiabilidade.  O acionamento magnético proporciona uma fricção não mecânica que previne danos ao motor e ao mecanismo de acionamento, causados por aumentos repentinos ou excessivos de carga à pá. Também oferecem uma indicação externa.

A vantagem maior está na tecnologia de baixo custo. São versáteis, fáceis de usar e dispensam calibração eletrônica.

Observações: 1 - São instrumentos mecânicos e o motor pode se desgastar com o uso.

2 – Este instrumento não deve ser utilizado com materiais muito leves.

3 - O instrumento deve ser comprado de acordo com a alimentação elétrica que se pretende utilizar.

Controlador de Nível Tipo Inclinado Série LTS

Os Controladores de Nível Tipo Inclinado da Série LTS são utilizados para indicação de nível alto, instalados suspensos por um cabo ou corrente acima do material a ser medido.  À medida que a altura do material sobe e entra em contato com o sensor o material irá empurrar o sensor para um lado, deixando-o inclinado. Quando o sensor é inclinado a aproximadamente 25 graus, uma esfera no interior do recipiente gira o contato e aciona o controlador. Quando a altura do material baixar, o sensor voltará à posição vertical e o controlador reverterá ao seu estado normal.

Os Controladores de Nível da Série LTS da Proximity Controls, distribuído pela Hygro-Therm, são compostos de uma chave de contato livre de mercúrio e é fornecida em Aço ou em Aço Inoxidável 316.

Essa tecnologia, à prova de tempo, é muito vantajosa em aplicações ao ar livre onde não seria possível montar um sensor fixo. É também muito eficiente para materiais compostos de partículas grandes.

Observações: 1 - São instrumentos mecânicos e podem se desgastam com o uso.

2 - Só podem operar com produtos pesados.

3 - Requerem uma montagem especifica.

Controladores de Nível Capacitivos Série CLS

Os Controladores de Nível Capacitivos da Série CLS são adequados para uma ampla variedade de aplicações, podendo ser usados com líquidos, pós e granulados. Esse tipo de controlador pode ser instalado em qualquer posição e o sensor pode ser encurtado ou alongado para atender a quase todas as necessidades de comprimentos. Os Controladores de Nível Capacitivos determinam o nível dos materiais através da variação da capacitância do sensor, resultante do movimento de materiais dielétricos entre o sensor a superfície de referência, como a parede do tanque. À medida que a altura do material aumenta até atingir o sensor, a capacitância muda o valor da calibração normal, acionando o controlador. Quando o nível do material diminuir, o sensor novamente notará a mudança capacitiva fazendo o controlador reverter ao estado normal.

Os Controladores de Nível da Série CLS2 da Proximity Controls, distribuído pela Hygro-Therm, é a segunda geração de Controladores de Nível Capacitivos da Hygro-Therm. Apresenta características de calibração automática, alimentação elétrica universal, proteção ativa do revestimento, indicação externa do controlador e ajuste à prova de falhas. 

Apresentam a vantagem de não ser mecânicos, não havendo, portanto partes que possam se desgastar, emperrar ou quebrar, dispensando manutenção de rotina. Essa tecnologia é ideal para materiais aglutinantes porque o sensor é imune a super posições e contra entupimentos de partículas do material. Também são ideais para reservatórios de alta pressão e imunes à alteração de densidade do material a granel.

Observações: Precisam ser calibrados a cada aplicação e podem ser desativados por materiais dieletricamente diferentes dentro do recipiente se não forem adequadamente calibrados.

Controladores de Nível Tipo Garfo Vibratório Série TFLS 

Os Controladores de Nível Tipo Vibratório da Série TFLS são muito sensíveis e, portanto ideais para materiais leves. São instalados na parede externa do reservatório ou na parte superior do mesmo com um tubo de extensão. Os controladores de nível com garfo vibratório da Série TFLS incorporam um cristal piezelétrico que faz vibrar o garfo em sua freqüência natural. Com a elevação do nível, o garfo entra em contato com o material, amortecendo a vibração e acionando o controlador.  Ao baixar o nível do material, o garfo fica livre e o controlador retoma seu estado normal.

Os Controladores de Nível da Série TFLS da Proximity Controls, distribuído pela Hygro-Therm, apresentam a característica de alimentação elétrica universal, indicação externa, sensibilidade ajustável e ajuste à prova de falhas. 

Oferecem a vantagem de dispensar calibração tanto para a constante dielétrica como para a densidade do material a granel, facilitando assim a instalação e o ajuste. São ideais para pós leves devido a alta sensibilidade do sensor, até 30 gramas por litro (1,8 libras por pé cúbico). Observações: Não são recomendados para aplicações de aglutinação porque o sensor pode ser danificado, impedindo o funcionamento do instrumento, alem de ser a tecnologia mais dispendiosa.

Este é um simples guia e a seleção da tecnologia adequada depende de muitos fatores, como as propriedades do material: fluidez, abrasão, compatibilidade química, temperatura, dimensões das partículas, viscosidade etc. Depende também das características da aplicação: necessidades ambientais (por exemplo, à prova de explosão), pressão do reservatório, localização do sensor etc.

Entre em contato com a Hygro-Therm se você necessitar de orientação quanto à seleção do instrumento adequado para sua aplicação específica.

 

VOLTAR  |  ADICIONAR AO OR´┐ŻAMENTO
Copyright © 1999 - 2018 - Hygro-Therm ® - Todos os Direitos Reservados
R. Paulino Rolim de Moura, 102 - Vila Feliz - São Paulo/SP • CEP: 03616-050 • Tel: (0xx11) 2687-0328 • 2687-0686 • 2687-1522 • Fax: (0xx11) 2684-5279
e-mail: hygro-therm@hygro-therm.com.br