CONTROLADORES DE NÍVEL – INTRODUÇÃO  

A maioria dos dispositivos caracterizados neste manual técnico utiliza-se da atração e da repulsão magnética em seu sistema de operação.  Esse robusto projeto eletromecânico comprovou sua eficiência há mais de 50 anos e em milhões de aplicações de trabalhos pesados.

O sistema eletromecânico consiste em um elemento-atraente magnético, normalmente em aço inoxidável 430, ou um magneto no interior do dispositivo e outro magneto móvel no exterior do dispositivo.   À medida que o atraente se move dentro ou fora do campo magnético o magneto se aproxima ou se afasta do atraente.  O magneto é preso para um ou mais acionamentos de ação rápida ou contatos em ampola com mercúrio.  À medida que o magneto se move ele gira em sentido pivotante e aciona a chave para iniciar ou interromper um ou mais contatos elétricos. Essa atuação da chave desempenha a tarefa de acionar equipamentos, alarmes, desligamentos, e/ou transferência dessas funções para um computador ou para uma central de controles. 

Os Controladores de Nível dotados desse sistema de operação magnética podem ser usados a temperaturas de até 425°C (800°F) e sob pressões de até 121 bar (1.750 psig).   Controladores de Nível de Líquidos estão disponíveis na Hygro-Therm para operar com fluidos desde água até líquidos mais agressivos, requerendo, portanto uma construção em aço inoxidável 316.  Controladores de Nível de produtos a granel podem operar com materiais desde negro-de-fumo a farinha de soja. 

Controladores dotados de contatos elétricos SPST, SPDT, ou DPDT estão disponíveis na Hygro-Therm para atender a aplicações a partir de 12 amperes CA, 10 amperes CC, até necessidades de alta tecnologia de miliamperes para baixa corrente, baixa voltagem intrinsecamente segura ou circuitos “secos”.  Invólucros adequados para aplicações de uso geral, à prova d’água ou à prova de explosão protegem a montagem da chave elétrica em ambientes agressivos.

Os Controladores de Nível de líquidos ou de produtos a granel, distribuídos pela Hygro-Therm, foram projetados para duas funções.    

A.  Para manter o nível.  Essa tarefa geralmente é cumprida com o uso de um Controlador dotado de uma ampla banda morta, ou dois controladores com banda morta fixa e um relê (HOLDING RELAY).  Assim, quando o nível de um líquido ou o volume de um material seco atinge um determinado ponto, uma bomba é acionada ou desligada.    Este ciclo se repete continuadamente tal como em um reservatório, tanque, equipamento de lubrificação, caixa ou outro recipiente pressurizado ou não. 

B. Para monitorar um nível seguro ou para detectar um nível que não deve ser ultrapassado, ou seja, para atuar como um alarme, ou desligamento, ou ambos.  Serve tanto para monitorar níveis altos como baixos ou ambos.  Esta função é obtida com o uso de um Controlador de banda morta fixa. 

Há uma grande variedade de Controladores adequados para este propósito.   Há basicamente 8 fatores determinantes ao se optar por um Controlador para uma função específica.  

1. Pressão
2. Temperatura
3.  Peso específico ou densidade do corpo
4. Banda morta fixa ou ajustável
5. Requisitos elétricos
6. Tipo de invólucro
  A. Aplicações de uso geral
  B. À prova d’água    
  C. À prova de explosão
7. Compatibilidade das partes em contato com o processo
8. Método de fixação
  A. Conexão Externa
    1. rosqueada
    2. soquete soldado
    3. flange  
  B. Montagem lateral
    1. rosqueada
    2. flange
  C. Montagem na parte superior
    1. flange
    2. rosqueada

Se o Controlador for montado externamente, a câmara deverá ser do tipo soldado, para uso com líquidos limpos não corrosivos, ou do tipo fixado por flange para que o dispositivo  possa ser facilmente montado ou inspecionado?  A câmara soldada apresenta o beneficio de ser geralmente menos dispendiosa do que as fixadas por flange, alem de poder ser usada sob pressão e temperaturas mais altas.  A desvantagem é que o dispositivo não pode ser desmontado para limpeza e inspeção.  Os controladores fixados por flange podem ser desmontados, porém custam mais caro e possuem menor capacidade de pressão e temperatura.  

Controladores montados na parte superior são geralmente capazes de executar uma variedade maior de funções, tais como operar 1, 2 ou 3 bombas, proporcionando alarmes alto e baixo, ou combinando funções como operar uma bomba proporcionando ambos os alarmes, alto e baixo, em uma só unidade.  

Consulte a Hygro-Therm para selecionar adequadamente o Controlador ideal para a sua aplicação, obtendo valiosas informações e orientações técnicas.

 

VOLTAR  |  ADICIONAR AO OR´┐ŻAMENTO
Copyright © 1999 - 2018 - Hygro-Therm ® - Todos os Direitos Reservados
R. Paulino Rolim de Moura, 102 - Vila Feliz - São Paulo/SP • CEP: 03616-050 • Tel: (0xx11) 2687-0328 • 2687-0686 • 2687-1522 • Fax: (0xx11) 2684-5279
e-mail: hygro-therm@hygro-therm.com.br