ANÁLISE DE COMBUSTÃO

 

CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

 

CO é a fórmula química do Monóxido de Carbono; esta fórmula indica que uma molécula de Monóxido de Carbono é composta de 1 átomo de Carbono e 1 átomo de Oxigênio.

 

CO2 é a fórmula química do Dióxido de Carbono, ou gás carbônico; esta fórmula indica que uma molécula de Dióxido de Carbono é composta de 1 átomo de Carbono e 2 átomos de Oxigênio. O Dióxido de Carbono é o elemento mais significativo da mistura de gases combustíveis.

 

COMBUSTÃO é o processo de queima.  Durante a combustão estão sempre presentes: fluído, ar (oxigênio) e calor.

 

Na combustão perfeita, todo o oxigênio presente combina quimicamente com o fluído para produzir dióxido de carbono(CO2) e vapor de água (H2O). Este tipo de combustão é conhecido como combustão estequiométrica.

Infelizmente, a combustão perfeita é impossível de ser atingida na prática. Só se obtém uma combustão completa quando se fornece à câmara de combustão mais ar do que o requerido na teoria. Este fenômeno é conhecido como “ar em excesso” e seu controle é a chave indispensável para otimizar a eficiência da combustão.  O volume normal de oxigênio no ar ambiente é de 20,9%. 

Em toda operação de caldeira há uma quantidade ideal de ar em excesso que irá proporcionar combustão completa ao nível máximo de eficiência. Se o ar suprido for menor do que esta quantidade, ocorrerá combustão parcial e irá se formar o monóxido de carbono (CO). Quando o CO é formado, é produzido muito menos calor do que quando é formado o CO2.  A combustão incompleta também poderá provocar emissões de fumaça.  No caso contrário, se muito ar em excesso for suprido, ocorrerá a combustão completa, entretanto a quantidade extra de ar irá fluir,  pela caldeira, resfriando a câmara de combustão e provocando  desperdício de calor.  Em ambos os casos o processo estará acontecendo de modo ineficiente. 

 

Uma leitura excessivamente alta de CO2 sempre significa uma chama “suja”, geralmente resultante de fuligem.  Mantenha a chama limpa.  A fumaça  é um alerta de uma leitura demasiadamente alta de CO2. Não existe um alerta visual para uma leitura de CO2 excessivamente baixa. Use sempre o seu testador de fumaça! 

 

Determinando-se a eficiência da combustão de uma caldeira ou de uma fornalha, o processo de combustão poderá ser avaliado adequadamente e poderá, também, ser feito o ajuste correto de suprimento de fluído ou de ar.

 

CONTEÚDO DE CO2: A eficácia de uma  caldeira ou de uma fornalha depende, em grande parte, da quantidade de ar suprido à câmara de combustão. 

Insuficiência de ar provoca fumaça. Ar em excesso desperdiça calor na chaminé. O teste de conteúdo de CO2 nos gases combustíveis oferece a medida exata e instantânea da eficiência da combustão. Uma leitura alta de CO2  -  8% a 12%  -  indica alta eficiência.  Uma leitura baixa de CO2 indica baixa eficiência ou excesso de ar. O indicador de CO2, distribuído pela Hygro-Therm, dos kits revela a situação exata.

 

FUMAÇA: Ao estabelecer as proporções de um fogo limpo para obter uma leitura de CO2 mais alta, você atinge o ponto de fumaça.  Introduzindo o papel filtro no orifício de admissão da Bomba Cadnoscópica do kit, você obtém  uma amostra para ser comparada com o Gráfico de Fumaça que acompanha o conjunto. O gráfico facilita o equilíbrio do queimador para o máximo de CO2 com o mínimo de fumaça. Obedecendo aos padrões ASTM D-2156-XX para densidade de fumaça de combustíveis destilados, a Bomba Cadnoscópica também pode medir eficazmente qualquer queimador a gás ou a lenha.

 

SUCÇÃO: O Manômetro dos kits proporciona  leitura contínua da tiragem e indica instantaneamente a menor alteração à medida que você efetua ajustes para aumentar a eficiência. 

 

TEMPERATURAS NA CHAMINÉ: Rapidamente determinadas com o uso do Termômetro de Chaminé  incluído no kit. 

 

O RESULTADO – UMA DEFINITIVA TAXA DE EFICIÊNCIA: Ao terminar a verificação  da instalação você terá elevado o conteúdo de CO2 ao nível mais alto possível sem provocar um fogo de fumaça... você terá ajustado o controle de sucção, ou tiragem, para produzir cerca de 0,02” ou 0,03” de tiragem de água acima do fogo... e você terá uma temperatura de chaminé de aproximadamente 500° a 600° F.  A esta altura você transfere o primeiro e o último resultados apurados para a régua de cálculo do kit, obtendo assim a leitura de eficiência, de forma precisa e segura. Antes de checar as instalações de fogo de gás ou carvão vegetal consulte os códigos locais.

 

MEDIÇÃO DE VELOCIDADE DO AR TAMBÉM PODE SER OBTIDA

 

Acrescentando-se ao estojo do kit um pequeno tubo Pitot, pode-se obter medições de velocidade do ar em instalações de aquecimento, ventilação e ar condicionado com os manômetros que acompanham os kits. O Manômetro Magnehelic e o Medidor de Velocidade do Ar No. 460 possuem escalas duplas, calibradas em polegadas de água e  pés por minuto, para medir a velocidade do ar.  Uma tabela de conversão pode ser usada para converter a velocidade da pressão indicada no Manômetro No. 171 em velocidade do ar.  

 

 

Efetuando a leitura do conteúdo 

de CO2 com o Indicador No.1101. Operação 

rápida e fácil

 

Colhendo amostra de fumaça 

com a Bomba Cadnoscópica

  e o papel filtro.

 

Efetuando a leitura da tiragem acima do fogo com o Manômetro Inclinado preso pelo grampo magnético. Observe o Termômetro de Chaminé preso pelo prendedor

 

  

MODELOS DE ANALISADORES DE COMBUSTÃO


A Hygro-Term dispõe de todos os modelos de Analisadores em estoque:

 

  • Kit Medidor de Fumaça Modelo 920

  • Kit de Teste de Combustão  Modelo 1200

  • Detector  de Vazão de Combustíveis Modelo CLD20

  • Detector de Vazão de Gases Refrigerantes Modelo RLD1

  • Analisador de Combustão Portátil Modelo 1203

  • Analisador de CO Portátil Modelo 1205-0

  • Analisador de Combustão Portátil Modelo 1206

  • Analisador de Gás de Combustão Portátil Modelo 1207

 


Kit para Teste de Combustão - Modelo 1200

 

Um Kit Completo, fornecido com Suprimentos Extras para sua Conveniência e Economia.

Opção entre dois Modelos: Teste de Combustão Modelo 1200-A com Manômetro Inclinado e Modelo 1200-B com Manômetro Magnehélic.

 


A fotografia mostra ambos os manômetros, inclinado para o Modelo 1200-A, e Magnehélic para o Modelo 1200-B.  Somente um dos manômetros vem incluído no kit padrão.  

 

 

 

 

Rápido e fácil de usar, o Kit para Teste de Combustão Modelo 1200, distribuído pela Hygro-Therm, mede com precisão os quatro elementos indispensáveis para a eficiência do teste de combustão: conteúdo de CO2, temperatura, sucção e fumaça. Com precisão profissional de até ± 0,5%, preenche completamente os requisitos dos engenheiros especializados. Até mesmo um principiante no ramo pode seguir com facilidade as instruções  de uso, simples e ilustradas  passo a passo,  que acompanham o instrumento.  Acrescente  ao estojo do kit um pequeno tubo pitot para efetuar medições de velocidade do ar.

 

Kit para Teste de Combustão - Modelo 1200-A

 

(1). Estojo protetor, moldado em polietileno resistente a impacto, portátil, com alça, dobradiças e fechos (Código A-430-1).

(2). Indicador de CO2 Código No. 1101, em acrílico transparente, virtualmente inquebrável, com escala de 4”, ajustável de 0 a 16% e subdivisões de 0,2.

(3). Conjunto de bulbo de aspiração, filtro reabastecível, mangueira de borracha (A-201), tubos metálicos e adaptador (1101-10) para a válvula do indicador de CO2.

(4).  Lã de filtro – suprimento extra para  aproximadamente 1000 testes.

(5). Manômetro Inclinado Modelo No. 171, de indicação contínua e precisão permanente,  escala  de 0 a 0,25” CA com divisões de 0.01”. Fornecido com o Kit Modelo 1200-A. Modelos opcionais Nos. 170 e 172 (não exibidos nesta página do site) possuem escala de 0 a 0,5” e 0 a 1.0” CA, respectivamente.  Equipado de grampo magnético para montagem por simples toque em superfícies metálicas. (Veja também o Modelo No. 1200-B nesta mesma página do site).

(6).  Bomba Cadnoscópica – de ação rápida,  a primeira do gênero a ser fabricada de acordo com as Normas ASTM D-2156-XX, para testar a densidade de fumaça em gases de combustão provenientes da queima de combustíveis (Código 920).

(7).  Papel para filtro de fumaça – desenvolvimento exclusivo do fabricante, em rolos acondicionados em caixas adequadas para proteção e manuseio rápido (Código A-387-1).

(8).  Manômetro Magnehelic® – com  escala de 0 a 0,25” CA e 300 a 2000 pés por minuto.  Fornecido com o Kit Modelo 1200-B.

(9).  Sovela – instrumento penetrador dos dutos de fumaça para os tubos de amostragem e os termômetros.

(10).  Solução absorvente de CO2 Código A-140 – suprimento extra para vários testes.

(11). Termômetro de Chaminé Código A-503 – tipo analógico, em aço inoxidável, escala de 100 a 500°C  (200 a 1000°F) com diâmetro de 57mm (2,25”) e haste de 125 mm (5”).

(12).  Óleo manométrico – suprimento de longa duração (Código A-101 – frasco com ¾ onça).

(13).  Braçadeira de mola – para termômetro e tubos terminais (Código A-357)

(14). Tampões para orifícios – pacote, para preencher os orifícios feitos pela sovela.

(15). Gráfico de fumaça – em plástico laminado, para efetuar comparações das amostras colhidas (Código A-535).

(16). Régua deslizante para cálculo da eficiência de combustão – em plástico laminado (A-531), fácil de usar e de limpar, a parte traseira indica as relações de altura da chama, temperatura, amostra de fumaça e leituras do manômetro (Código A-531).  

(17).  Instruções operacionais –  descomplicadas, ilustradas, mostram cada item passo  a passo,  em plástico de fácil limpeza.  

 

(18).  Cartões de dados de combustão e relação de peças – em plástico.  

 

Kit para Teste de Combustão - Modelo 1200-B

O Kit Modelo 1200-B é fornecido com um Manômetro Magnehelic® AV de 100 mm “(4”) de diâmetro  e faixa  de 0 a 0,25” H2O com divisões de 0,01”. A precisão é de 4% fundo da escala.  Este manômetro possui também uma escala de velocidade com faixa de 300 a 2000 pés por minuto. Dispensa nivelamento e óleo manométrico.  Kit 1200-B é idêntico ao 1200-A porém fornecido com Manômetro Magnehelic; contatar a Hygro-Therm.

 

Considerações Sobre os Kits 

Modelos 1200-A e 1200-B   


A diferença entre os Kits 1200-A e 1200-B reside exclusivamente nos manômetros.  Os demais componentes permanecem os mesmos.

 

O Kit  para Teste de Combustão Modelo 1200-A pesa apenas 2,94 kg  (6 lbs 8 oz).

O Kit para Teste de Combustão  Modelo 1200-B pesa apenas 3,30 kg  (7 lbs 5 oz).

 

 

 

 

 

 

 

VOLTAR  |  ADICIONAR AO OR´┐ŻAMENTO
Copyright © 1999 - 2018 - Hygro-Therm ® - Todos os Direitos Reservados
R. Paulino Rolim de Moura, 102 - Vila Feliz - São Paulo/SP • CEP: 03616-050 • Tel: (0xx11) 2687-0328 • 2687-0686 • 2687-1522 • Fax: (0xx11) 2684-5279
e-mail: hygro-therm@hygro-therm.com.br