Warning: getimagesize(../fotos/PressostatoscomTuboBourdonSerieDADAWDAH.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /home/hygthermcom/public_html/detalhes-produto.php on line 65
Pressostatos com Tubo Bourdon Série DA-DAW-DAH
Pressostatos com Tubo Bourdon Série DA-DAW-DAH

Set-point visível, banda morta ajustável para faixas de pressão até 8000psi. Desenhos Dimensionais e Invólucros Pressostatos de Uso Geral Pressostatos tipo W à Prova de Tempo Pressostatos tipo H à Prova de Explosão Selo do Diafragma Flange para Montagem sobre Superfície

Pressostatos com Tubo Bourdon   

Série DA /DAW / DAH

 

 

 

Instrumento que utiliza pressão proveniente do líquido, ar ou gás, para atuar uma chave elétrica em um ponto pré-determinado. A chave elétrica pode ser utilizada para ligar e desligar motores ou Ventiladores; abrir e fechar dampers ou louvres; acender um sinal luminoso; ligar alarme remoto; contadores; reles, CLP ou servo-sistemas.

Quando acontece uma mudança na pressão, o elemento sensor movimenta-se, transmitindo a força para uma chave. O elemento sensor utilizado pela Mercoid inclui Tubo de Bourdon , Fole ou Diafragma. Os contatos podem ser em ampolas com mercúrio (tipo inclinado ou magnético) ou contato seco de ação rápida (Snap-Action). O contato é desenvolvido para atuar quando a pressão está aumentando ou sendo diminuída.

O movimento do tubo bourdon ou fole sofre resistência do movimento do contato- que transmite o movimento do tubo para o interruptor elétrico somente quando a posição do tubo corresponde à posição de atuação pré-determinada. Os pontos de atuação são ajustados pelos ponteiros em movimento ligados ao "movimento".

A mola calibrada resiste ao movimento do diafragma e determina a faixa de pressão dentro da qual o movimento do diafragma deve acionar o interruptor. O ponto de acionamento é pré-determinado, ajustando-se a compressão ou tensão da mola.

Quando acontece uma mudança na pressão ou temperatura, o movimento do elemento sensor atua uma chave elétrica, uma parte daquela pressão ou temperatura tem que ser removida, antes da chave-elétrica voltar ao normal para mais um ciclo.

A banda morta é a pressão ou temperatura que deve ser removida antes da chave elétrica voltar ao normal para mais um ciclo, depois que o set-point foi alcançado e o contato acionado.

A banda morta resulta das características da chave-seca: a resposta rápida da mola no set-point pré-determinado é a resposta de atuação do contato elétrico, neste, a banda morta é diferente em cada ponto.

Quando o set-point está na parte inferior da faixa da escala do pressostato (ou termostato) a banda morta tem um valor mínimo. Ao contrário, quando o set-point está na parte superior do contato elétrico, a banda morta tem valor máximo.

Exemplo: O pressostato é pré-determinado para atuar quando a pressão alcança 100 Psi. Quando isto acontece, os contatos micro switch aberto (NA) e fechado (NF) provocam uma atuação corretiva, a pressão começa a cair. O contato elétrico permanece atuando até que a pressão se reduza a +- 95 Psi.

A diferença de 5 Psi é chamada de Banda Morta. Ela é a diferença de pressão entre o set-point. Ou seja; o ponto de atuação da chave quando a pressão está aumentando e o ponto de reset, quando a pressão está caindo, conforme a figura.

O desejo de ajustar a banda morta ao valor bem maior que o mínimo em muitas aplicações, pode ser efetuado nos pressostatos e termostatos Mercoid da Série DA.

 

Elemento Sensor: tipo tubo de bourdon, em geral oferece maior sensibilidade, mas menor pressão nominal do que diafragmas. Embora de custo menor, os diafragmas à vezes, desenvolvem vazamentos, principalmente com temperaturas altas. Tubo de bourdon em aço pode ser soldado diretamente à conexão da pressão, reduzindo a possibilidade de vazamentos até em casos de fogo.

O material do elemento sensor e outras partes em contato com o processo, devem ser compatíveis com produtos que devem ser controlados.

 

Interruptor Elétrico: a capacidade do interruptor elétrico deve ser suficiente para receber corrente elétrica quando ligado, requerendo maior capacidade para carga indutiva. Contato em ampola com mercúrio-herméticamente selado, deve ser utilizado em ambientes úmidos. Contato seco de ação rápida é para processos com alimentos e outras áreas onde o mercúrio não é permitido.

 

Escala: recomendamos selecionar a faixa de medição onde o set-point (ponto de atuação) está bem próximo da metade do total da faixa de ajuste.

 

OPÇÃO ENTRE 4 MODELOS:

 

MODELO DA – Diferencial ajustável, inteiramente automático, ajuste duplo. Equipado com dois ajustes externos; um para ajuste do ponto de operação à alta pressão, e outro para o ponto de operação à baixa pressão. O diferencial, ou a diferença entre os pontos de ajuste em alta, é ajustável sobre toda escala. O circuito opera quando a pressão cai abaixo do ponto de ajuste dentro do diferencial escolhido.

 

MODELO DS – Diferencial fixo, inteiramente automático, ajuste simples. Equipado com único ajuste externo somente para ajuste do ponto no qual a ação da chave ocorre. O diferencial fixo é de regulagem de fábrica e não pode ser alterado no campo. O circuito abre ou fecha com a variação da pressão em relação ao ponto de ajuste.

 

MODELO DR – Rearme manual, semi-automático, ajuste simples. Equipado com ajuste externo simples para o ponto de operação abrir ou fechar o circuito automaticamente com o aumento ou diminuição da pressão. O botão de rearme deve ser operado manualmente para restabelecer o circuito em sua posição original após uma operação automática.

Qualquer que possa ser o grau de aumento ou diminuição de pressão, o circuito não é restabelecido enquanto não for rearmado manualmente. O sufixo "L", isto é; DR-31 – 153L, indica que o controle opera automaticamente com o aumento. O sufixo "U" indica que o controle opera automaticamente com a diminuição.

 

MODELO DL – Semi-automático e Rearme com trava. Equipado com ajuste externo simples para o ponto de operação. Controle somente no ponto pré-determinado com a diminuição da pressão. A característica da trava manual, permite o rearme do circuito e a trave em posição, permanecendo até aumento de pressão acima do ponto de operação. Soltando-se a trava, o circuito é aberto, permanecendo em posição de rearme até próxima operação automática com a diminuição de pressão.

 

PRESSOSTATO COM TUBO BOURDON

SET-POINT VISÍVEL – BANDA MORTA AJUSTÁVEL, DE VÁCUO ATÉ 8000 Psi.

SÉRIE DA

Considerado como o melhor pressostato já fabricado, o modelo DA combina alta sensibilidade e repetibilidade. Os set-points e reset são facilmente ajustados através de ajuste externo sem ação recíproca.

Mostrador visível, calibrado para os set-points e indicador do liga/desliga, para indicar a atuação do micro-switch.

Escolhe-se entre duas opções; o modelo com contato-seco de ação rápida e corrente maior ou contato em ampola com mercúrio hermeticamente selado.

 

CARACTERÍSTICAS:

 

· Diferencial ajustável – automático.

 

· Equipado com dois ajustes externos: um para ajustar o ponto de operação à alta pressão, e outro para o ponto de operação à baixa pressão. A banda morta ou a diferença entre os pontos de ajuste em alta e baixa é ajustável sobre toda escala sem abrir a tampa frontal. O circuito opera quando a pressão cai abaixo do ponto de ajuste dentro do diferencial escolhido.

· Mostrador calibrado – visível. · Operação liga/desliga – visível.

· Contato-seco de ação rápida (Snap-Action) ou em ampolas com mercúrio. Ambos tipo SPDT (um abre e outro fecha)

· Banda morta/diferencial mínimo em qualquer ponto da escala das faixas.

· Faixas de trabalho de vácuo até 8000 Psig.

· Normas de fabricação – conforme C.S.A. (Canadian Standards Association) e U.L. (Underwrites Laboratories Inc.)

 

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:

 

· Temperatura de trabalho até 82° (para alta temperatura recomenda-se o uso de conexão remota ou sifão.)

· Conexão ao processo – 1/4" NPT (1/2" NPT para modelos 15S e 16S)

· Caixa – aço estampado com tampa frontal transparente.

· Ligação: 3 fios.

· Material das partes em contato com o processo – o mesmo do tubo bourdon.

· Peso: modelo standard 1,800 kgs. – modelo à prova de tempo 2,820 kgs. – modelo à prova de explosão – 3,750 kgs.

· Pressão máxima – ajuste máximo da faixa de operação.

 

Selo Diafragma – MSAG

 

Pressão máxima 2500 psig. Diafragma de aço inox Aisi 316 e revestimento teflon ou tântalo

Protege o pressostato contra a entrada de produto corrosivo, viscoso ou outros que podem danificar o mecanismo.

 

 

Selo Diafragma - MSAH

 

Similar ao MSAG porém pode ser desmontado e receber a necessária manutenção e limpeza em campo.

 

Pressostatos de Uso Geral

 

Invólucro conforme Norma NEMA 1

Para uso no interior de ambientes e outras aplicações de uso geral, sob condições atmosféricas normais. Proporciona proteção contra poeira e luz.  Caixa em aço estampado, espesso e com visor transparente. Disponível em caixa com flange. Tampa transparente possibilitando visualização do status ligado/desligado. Dispositivo de lacração evita a abertura do instrumento.  Conexão ao processo com rosca de 1/4" NPT.  Conexão elétrica na parte traseira para conduíte de 1/2" ou BX.  Pesa 1,8 kg. Veja dimensões acima.  Fornecido na forma padrão ou conforme especificação

 

Pressostato Tipo W  à Prova de Tempo

 

 

Invólucro Conforme Norma NEMA 3S, 4 & 4X

 

Para aplicações em ambientes fechados e ao ar livre.  Atende às necessidades de teste com mangueiras, como impermeabilidade à água, ao pó, à prova de tempo com impermeabilidade ao gotejamento, resistente ao tempo, à prova de borrifos, à prova de granizo e resistente à umidade.  Dotado de flange, caixa em aço estampado resistente com visor transparente para visualização do status ligado/desligado.  Ajustes externos protegidos por uma capa.  Conexão ao processo na parte inferior, com rosca de 1/4' NPT.  Conexão elétrica na parte traseira da caixa, para conduíte de 1/2",  soquete removível de 1/2".  Pesa 2,7 kg. Veja dimensões acima.  É um invólucro opcional;  ao fazer o pedido acrescente "W" ao prefixo, por exemplo: DAW, DRW, DSW.

 

Pressostatos Tipo H à Prova de Explosão

 

Invólucro para  aplicações em áreas de risco, obedecendo à Norma NEMA 7 & 9, Classe I, Grupos C & D, Classe II, Grupos E, F & G. 

 

O mecanismo de controle é parte integrante deste invólucro, não podendo ser substituído em campo.  É adequado para montagem em painéis, fixação mural ou em tubulações.  Caixa em alumínio fundido com visor de vidro para visualização do status ligado/desligado.  Conexão ao processo na parte inferior, com rosca de 1/2" NPT-M X 1/4" NPT-F.  Disponível com respirador e dreno.  Pesa 3,6 kg. Veja dimensões acima.  É um invólucro opcional; ao fazer o pedido acrescente "H" ao prefixo, por exemplo: DAH, DRH  ou DSH.  Não disponível na Série D80. 

NOTA:   Os invólucros padrão de uso geral NEMA 1 e NEMA 4 são adequados para aplicações na Classe I, Divisão 2, com adição de alça para conduíte (somente nos modelos com contato em ampola com mercúrio).

 

Pressostato Série D com Contato em Ampola com Mercúrio e Invólucro de Uso Geral – Nema 1

 

Material

do Tubo

Bourdon

Faixa de

Operação

Ajustável

(psig)

Banda

Morta

Mínima

(psig)

SPDT

4 A @ 120 V

2 A @ 240 V

CA/CC

SPST

Abre com

Aumento

10 A @ 120 V

5 A @ 240 V

CA/CC

SPST

Fecha com

Aumento

10 A @ 120 V

5 A  @ 240 V

CA/CC

 

Banda

Morta

Mínima

(psig)

SPST

5 A @ 120 VCA

2 A @ 240 VCA

2.5 A @ 120 VCC

1 A @ 240 VCC

(Abre com Aumento)

SPST

5 A @ 120 VCA

2 A @ 240 VCA

2.5 A @ 120 VCC

1 A @ 240 VCC

(Fecha com Aumento)

Latão

0-30" Hg Vac

10" Hg Vac – 12

25" Hg Vac – 50

1/8 – 15

1/8- 20

1-35

2-60

5-100

5-150

10-200

10-300

2" Hg

1

3,5

1

1

1,75

3

3,75

6

8

12

DA-31-153-2

DA-31-153-3

DA-31-153-27

DA-31-153-1

DA-31-153-3A

DA-31-153-4

DA-31-153-5

DA-31-153-6

DA-31-153-7

DA-31-153-8

DA-31-153-9

DA-31-2-2

DA-31-2-3

DA-31-2-27

DA-31-2-1

DA-31-2-3A

DA-31-2-4

DA-31-2-5

DA-31-2-6

DA-31-2-7

DA-31-2-8

DA-31-2-9

DA-31-3-2

DA-31-3-3

DA-31-3-27

DA-31-3-1

DA-31-3-3A

DA-31-3-4

DA-31-3-5

DA-31-3-6

DA-31-3-7

DA-31-3-8

DA-31-3-9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1" Hg

0,5

2

0,5

0,5

0,75

1

2

3

3,5

6

DA-531-2-2

DA-531-2-3

DA-531-2-27

DA-531-2-1

DA-531-2-3A

DA-531-2-4

DA-531-2-5

DA-531-2-6

DA-531-2-7

DA-531-2-8

DA-531-2-9

DA-531-3-2

DA-531-3-3

DA-531-3-27

DA-531-3-1

DA-531-3-3A

DA-531-3-4

DA-531-3-5

DA-531-3-6

DA-531-3-7

DA-531-3-8

DA-531-3-9

Aço

Inoxidável

403

30" Hg Vac – 60

30" Hg Vac – 75

2 – 60

5 – 100

10 – 200

10 – 300

40 – 350

25 – 600

50 – 1000

100 – 1500

300 – 2500

500 – 5000

800 – 8000

6

8

4

6

8

14

14

25

60

90

150

450

750

DA-21-153-25S

DA-21-153-26S

DA-21-153-5S

DA-21-153-6S

DA-21-153-8S

DA-21-153-9S

DA-21-153-9AS

DA-21-153-10S

DA-21-153-11S

DA-21-153-12S

DA-21-153-13S

DA-21-153-15S

DA-21-153-16S

DA-21-2-25S

DA-21-2-26S

DA-21-2-5S

DA-21-2-6S

DA-21-2-8S

DA-21-2-9S

DA-21-2-9AS

DA-21-2-10S

DA-21-2-11S

DA-21-2-12S

DA-21-2-13S

DA-21-2-15S

DA-21-2-16S

DA-21-3-25S

DA-21-3-26S

DA-21-3-5S

DA-21-3-6S

DA-21-3-8S

DA-21-3-9S

DA-21-3-9AS

DA-21-3-10S

DA-21-3-11S

DA-21-3-12S

DA-21-3-13S

DA-21-3-15S

DA-21-3-16S

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3

4

2,5

3

4

7

7

15

40

50

100

200

400

DA-521-2-25S

DA-521-2-26S

DA-521-2-5S

DA-521-2-6S

DA-521-2-8S

DA-521-2-9S

DA-521-2-9AS

DA-521-2-10S

DA-521-2-11S

DA-521-2-12S

DA-521-2-13S

DA-521-2-15S

DA-521-2-16S

DA-521-3-25S

DA-521-3-26S

DA-521-3-5S

DA-521-3-6S

DA-521-3-8S

DA-521-3-9S

DA-521-3-9AS

DA-521-3-10S

DA-521-3-11S

DA-521-3-12S

DA-521-3-13S

DA-521-3-15S

DA-521-3-16S

Aço

Inoxidável

316

30" Hg Vac – 75

5 – 75

10 – 100

10 – 150

10 – 300

30 – 400 

75 – 800

100 – 1000

200 – 2500

7

3

7

6

18

30

75

100

210

DA-41-153-26E

DA-41-153-23E

DA-41-153-6E

DA-41-153-24E

DA-41-153-9E

DA-41-153-21E

DA-41-153-22E

DA-41-153-11E

DA-41-153-13E

DA-41-2-26E

DA-41-2-23E

DA-41-2-6E

DA-41-2-24E

DA-41-2-9E

DA-41-2-21E

DA-41-2-22E

DA-41-2-11E

DA-41-2-13E

DA-41-3-26E

DA-41-3-23E

DA-41-3-6E

DA-41-3-24E

DA-41-3-9E

DA-41-3-21E

DA-41-3-22E

DA-41-3-11E

DA-41-3-13E

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3,5

2

3,5

3

5

15

35

45

110

DA-541-2-26E

DA-541-2-23E

DA-541-2-6E

DA-541-2-24E

DA-541-2-9E

DA-541-2-21E

DA-541-2-22E

DA-541-2-11E

DA-541-2-13E

DA-541-3-26E

DA-541-3-23E

DA-541-3-6E

DA-541-3-24E

DA-541-3-9E

DA-541-3-21E

DA-541-3-22E

DA-541-3-11E

DA-541-3-13E

 

 

 

   Pressostato Série D com Contato de Atuação Rápida e Invólucro de Uso Geral

 

Material

do Tubo

Bourdon

 

Faixa de

Operação

Ajustável

(psig)

Banda Morta Ajustável

SPDT: 15 A @ 120/240 VCA

Banda Morta Fixa

SPDT: 15 A @ 120/240 VCA

 

Banda Morta Fixa, Hermeticamente Selada

SPDT: 5 A @ 120/240 VCA, 5 A resist @ 30 VCC

 

Banda

Morta

Mínima

(psig)

Modelo Número

 

 

Banda

Morta

Fixa

(psig)

Modelo Número

 

 

Banda

Morta

Fixa

(psig)

Modelo Número

 

 

 

 

Latão

0-30" Hg Vac

10" Hg Vac – 12

25" Hg Vac – 50

1/8 – 15

1/8 – 20

 1 – 35

 2 – 60

 5 – 100

 5 – 150

10 – 200

10 – 300

9" Hg

4

8

4

4

5

6

9

16

16

25

DA-7031-153-2

DA-7031-153-3

DA-7031-153-27

DA-7031-153-1

DA-7031-153-3A

DA-7031-153-4

DA-7031-153-5

DA-7031-153-6

DA-7031-153-7

DA-7031-153-8

DA-7031-153-9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3" Hg

1,5

2,5

1,5

1,5

1,5

2

2,5

3

4

5

DS-7231-153-2

DS-7231-153-3

DS-7231-153-27

DS-7231-153-1

DS-7231-153-3A

DS-7231-153-4

DS-7231-153-5

DS-7231-153-6

DS-7231-153-7

DS-7231-153-8

DS-7231-153-9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5" Hg

3

3,75

3

3

3

3

3,75

5,25

6,75

9

DS-7331-153-2

DS-7331-153-3

DS-7331-153-27

DS-7331-153-1

DS-7331-153-3A

DS-7331-153-4

DS-7331-153-5

DS-7331-153-6

DS-7331-153-7

DS-7331-153-8

DS-7331-153-9

 

 

 

Aço

Inoxidável

403

30" Hg Vac – 60

30" Hg Vac – 75

2 – 60

5 – 100

10 – 200

10 – 300

40 – 350

25 – 600

50 – 1000

100 – 1500

300 – 2500

500 – 5000

800 – 8000

12

15

9

13

15

19

20

45

95

130

260

900

1500

DA-7021-153-25S

DA-7021-153-26S

DA-7021-153-5S

DA-7021-153-6S

DA-7021-153-8S

DA-7021-153-9S

DA-7021-153-9AS

DA-7021-153-10S

Column name Column name
Size 2XL
Color Red
Weight 132lbs
Height 74cm
Bluetooth YES
Wi-Fi NO

ENTRE EM CONTATO

Mensagem Enviada! Obrigado!

Mensagem Não Enviada!

Por favor, preencha todos os campos